quarta-feira, 31 de julho de 2013

Spaghetti em 3, 2, 1...

No meio da semana muitas vezes fica difícil preparar receitas muito rebuscadas e que levam horas e horas para ficarem prontas. A receita rápida de hoje é um delicioso e light "Spaghetti com Atum", que além de saudável fica pronto em apenas 15 minutos. Eaí... vai encarar?

Ingredientes:
- 1/2 caixa de Spaghetti (ou um pouco menos se preferir)
- 2 Colheres de sopa de catupiry (se não tiver, utilize o requeijão)
- 1 Colher de sopa de Alcaparras
- 15 Tomates Cereja cortados ao meio
- Azeite e Sal à gosto


Em uma panela grande, coloque água para ferver, quando estiver borbulhando, adicione um fio de azeite, sal e o Spaghetti. Quando a massa estiver ao dente, escorra a água. Com o macarrão na panela, adicione o catupiry e deixe derreter em fogo baixo, em seguida coloque o atum, as alcaparras e por último o tomate. Se necessário, utilize sal e azeite.
E pronto, é só servir!
 

 
Gosto muito dessa receita, além de ser um coringa é leve e light.
Espero que tenha gostado!

terça-feira, 30 de julho de 2013

Brunch, Lunch ou Lanche!

Tem dias que acordamos mais tarde e o café da manhã tem que ser reforçado, ou quando estamos na correria do dia a dia. Pensando nisso, fui em busca de receitas que possam proporcionar a praticidade e alimentar ao mesmo tempo!
A receita de hoje é um "Ovo assado"! Sim, nós do O Melhor Prato também assamos os ovos e acredite, fica delicioso e sem óleo!

Ingredientes:
- Ovo
- Peito de Peru
- sal
- Pimenta do Reino

Pré-aqueça o forno em fogo médio. Em um pote pequeno, que possa ir ao forno, forre com peito de peru, eu utilizei 2 fatias.
 
Quebre o ovo e coloque dentro do peito de peru, tempere com sal e pimenta do reino à gosto. 
 

Leve ao forno em fogo médio por aproximadamente 18 minutos. O tempo de forno depende também da potência e temperatura. Quando o ovo estiver branquinho e a gema com aspecto mais consistente, retire do forno e sirva imediatamente.

 

Neste caso, eu comi com o pão, se preferir, pode comer o ovo com peito de peru apenas.
 
 
 
Esse é um lanche rápido com alto poder nutritivo. Vale a pena provar!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Tudo começa na Segunda-Feira: Suflê de Espinafre e Parmesão

Começo de semana é sempre a mesma coisa, comidinhas leves e lights para compensar as "gordices" do fim de semana! Para ficar ainda mais gostoso, O Melhor Prato também tem suas receitas "Detox". A dica de hoje é um "Suflê de Espinafre com Parmesão" fica leve e muito saboroso! 
 
Além de delicioso o Espinafre é um forte aliado quando o assunto é nutrição, ele é rico em Ferro, Cálcio, Fósforo e Vitaminas A e B.
 
Os Ingredientes:
- 1 Maço de espinafre limpo e cortado
- 2 col. de sopa de manteiga
- 1 col. de sopa de farinha de trigo
- 1 caldo de legumes
- 1 xíc. de chá de leite quente
- 3 gemas
- 3 claras
- 1 pacote de queijo parmesão ralado
 
Em uma panela, coloque todo o espinafre, e deixe cozinhar em seu próprio caldo em fogo baixo. Quando o espinafre estiver todo umedecido, desligue o fogo e deixe esfriar.
 
 
Em outra panela, derreta a manteiga e misture com a farinha, em fogo baixo.
 
 
Essa mistura deverá ficar homogênea e deve dourar por igual. (é como a base do molho bechamel).
 

Dissolva o caldo de legumes na xícara de leite quente e misture com a farinha e a manteiga. Desligue o fogo assim que a mistura ficar consistente. Adicione as 3 gemas e o queijo ralado. Mexa bem. Deixe reservado.
 

 
Quando o espinafre estiver em temperatura ambiente, adicione à massa. Com o próprio caldo do espinafre essa massa irá ficar mais mole, não se preocupe.


Bata as claras em neve e misture junto ao creme de espinafre. Mexa com cuidado. O suflê deverá ficar cremoso. Em um refratário, unte com manteiga e coloque o suflê, polvilhe queijo parmesão em cima e leve ao forno pré-aquecido em 180 graus por 40 minutos. Não abra o forno durante o processo de cozimento.

 
Após 40 minutos abra a forno e certifique-se de que o suflê está douradinho por fora. Sirva imediatamente. Se ele murchar não fique triste, é normal =).
 
 
 
Para acompanhar o Suflê de Espinafre e Parmesão, fiz um delicioso franguinho, você pode optar por outras carnes e legumes também.
 
 
Buon Apetit!

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Crema di Zucca!!!

Brrrrr... O inverno deste ano está fazendo jus ao seu nome, e a cada segunda que passa vai ficando ainda mais frio! Este tempo é excelente para comer, e dormir, não é mesmo? Eu amo fazer isso, e nada melhor do que comer bem para não ficar o resto do ano fazendo o famoso "Projeto Verão 2000 e bolinhas".
Para hoje a pedida do blog O Melhor Prato é um incrível "Crema di Zucca", traduzindo, é um "Creme de Abóbora", fica saboroso e ajuda a esquentar.

O que você precisa?
- 1/2 moranga pequena - pique em pedaços médios
- 4 batatas pequenas picadas
- 2 cebolas pequenas picadas
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 2 caldos de legumes

Em uma panela de pressão coloque a moranga, as batatas, as cebolas, o alho, os tomates e os caldos de legumes. Cubra os ingredientes com água e feche a panela. Deixe cozinhar na pressão por 10 minutos. Desligue e com o auxílio de um mixer, ou, no liquidificador bata tudo. Simples e fácil!
Para acompanhar, você pode servir de entrada um delicioso "Pão com Ovo".
Veja a receita --> AQUI !




terça-feira, 23 de julho de 2013

Fácil e Divino...Rocambole de Carne

Não tem nada melhor do que comer um prato que lembre sua infância ou um momento especial da sua vida, não é? Foi com essa vontade de sentir um gostinho do passado que O Melhor Prato preparou um delicioso Rocambole de Carne recheado com Queijo. Além da receita ser deliciosa é super fácil e saudável...
Os Ingredientes:
- 460g de carne moída
- 1 cebola pequena picada
- 1 tomate médio picado
- 2 ovos inteiros
- 1 xícara de café cheia de farinha de rosca
- Sal
- Pimenta do reino
- Cheiro verde picado
- Queijo prato
- Azeite
- Papel filme
- Papel Alumínio
**Esta receita serve 4 pessoas.

 
Em uma vasilha, coloque a carne moída e tempere com sal, pimenta do reino e cheiro verde à gosto, em seguida adicione os dois ovos, a farinha, a cebola e tomate. Misture muito bem com as mãos.
Os ovos e farinha são importantes para darem consistência e liga para a massa do rocambole.

 
 Em uma superfície lisa, coloque uma folha de aproximadamente uns 45cm de papel filme para que você possa montar o rocambole com facilidade. Abra a massa com as mãos, coloque os pedaços de queijo quase ao centro. Puxe o papel filme com cuidado, dobre uma parte da massa sobre as fatias de queijo e repita o processo com o outro lado.
  
 
Após conseguir o rocambole, em uma forma, adicione azeite e coloque a carne para assar com uma folha de papel alumínio em cima por uns 20 minutos em fogo médio.
 
 
Passado este tempo, a carne deverá estar com aspecto de cozida, retire o papel alumínio e asse o rocambole em fogo alto por mais uns 25 minutos até que fique dourado.
 
 
Os acompanhamentos vão de acordo com sua preferência, neste caso preparei um arroz branquinho e legumes frescos.... ficou MARAVILHOSO!

 
Espero que tenha gostado!
Até mais!
 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Luz, Câmera e Bombom de Tilápia

Um dia desses tive a honra de receber meus amigos em casa para um almoço, e me deparei com um desafio. Como fazer uma comida deliciosa para alguém que tem intolerância à Glúten ????
Fui correndo para o super mercado e comecei a pesquisar quais alimentos eu poderia servir e que ao mesmo tempo fossem deliciosos... Me encontrei no Peixe, nos Camarões e num Purê de Batatas de saquinho, acredite, este purê é um sucesso...
 
Comecei a preparar tudo e é claro que não poderíamos deixar de registrar uma receita tão MARAVILHOSA! Não deixe de assistir o filme dessa obra de arte...rsrs ...assim fica mais fácil de
aprender!

 
Os Ingredientes:
- 4 Filés de Tilápia
- Pasta de Alho
- Cheiro Verde
- 4 Tomates italianos picados
- 1/2 Cebola grande picada
- 5 Colheres de Sopa bem servidas de Catupiry
- Sal
- Pimenta do Reino
- Azeite
- Folhas de papel alumínio cortados em aproximadamente 30cm
- 12 Camarões grandes, limpos e sem casca (usei o Camarão Pistola)
- Purê de batata desidratado (você deve seguir as instruções, ou optar pelo tradicional purê de batatas)

**Esta receita rende para 4 pessoas
 
Antes de picar qualquer coisa, pré-aqueça o forno em fogo alto . Em uma vasilha coloque o tomate e cebola picados, tempere com cheiro verde, sal e pimenta do reino à gosto. Tempere os filés de Tilápia com sal, pasta de alho e pimenta do reino à gosto. Separe uma folha de papel alumínio e coloque a fatia do peixe e adicione bolas de catupiry, cebola com tomate e azeite. Feche o papel com cuidado. Coloque os bombons em uma forma e leve ao forno por 45 minutos em fogo médio.
 
Para os camarões, tempere com sal, pimenta do reino e alho à gosto. Em uma frigideira coloque o azeite (1 colher de sopa de azeite), e leve ao fogo alto/médio até que fique bem quente. Coloque os camarões e deixe fritar os dois lados igualmente. Em 6 minutos ele estará pronto para ser servido. Certifique-se de que ele não esteja mole. Para o purê de batatas é só seguir as instruções do pacote.
 
Assista ao vídeo abaixo.

Caso não consiga visualizar, clique AQUI!
 
Acredite... fica surreal!
 Buon Apetit!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pão com Ovo

Trocando receitas com uma amiga minha, fui apresentada à uma nova forma de comer Pão com Ovo! Essa receita fica incrível e é super fácil de preparar! Você pode comer ou no café da manhã ou no jantar, que pode ser servido como uma entrada para uma sopa ou creme...

Vamos ao que interessa... O que preciso?
- um potinho ou cumbuca que possa ir ao forno
- margarina
- Pão de forma - se você tiver o pão sem casca é melhor ainda!
- queijo "A vaca que ri"
- fatias de queijo prato ou de sua preferência
- catupiry 
- sal
- pimenta do reino 

 
Pré-aqueça o forno em fogo alto enquanto prepara seu delicioso pão com ovo. 
Unte com a margarina o potinho. Com uma faca, retire a casca do pão, você vai usar aproximadamente umas 4 ou 5 fatias de pão, tudo depende do tamanho do pote.
 
 
Com um rolo de macarrão, amasse o pão para afinar as fatias. Corte algumas fatias ao meio e forre o pote começando pelas laterais e por ultimo o fundo.
 
 
Coloque as fatias de queijo, o catupiry e o queijo A vaca que ri. Se necessário utilize uma colher para pressionar o creme de queijos que ficará no fundo.
Adicione um ovo inteiro e tempere com sal e pimenta do reino à gosto. 

 

Leve ao forno á 200 graus por uns 30 minutos se você gosta da gema um pouco mole, ou 40 minutos se gosta dela mais durinha.


Fica D I V I N O!!!!!
 
 
Eai... gostou?

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Do Baile à Feira...

Quinta-feira é dia de Feira livre nas redondezas da cozinha do Blog O Melhor Prato, e é claro que não poderíamos perder a chance de comprar muitas verduras, frutas e legumes fresquinhos e tomar um refrescante e delicioso caldo de cana com limão....

O Seu José preparou meu Caldo de Cana...ficou muuuuuito bom!



Vem na garrafinha com direito a canudinho e tudo....

 

 
As feiras livres foram oficializadas em 1914, e no ano seguinte já tinham 7 feiras espalhadas pela cidade, no Arouche, no Largo General Osório, no Largo Morais de Barros, Largo São Paulo e na Rua São Domingos.

 
A parte que mais gosto da feira é a das frutas... sempre tem uma fruta diferente!
Por exemplo; este é um Mangusto, uma fruta popular da Ásia que, além de saborosa, é um excelente antioxidante!
 
 
Este é um tipo de Lichia, apesar de ter uma casca dura, por dentro é muito suculenta, doce e tem um caroço enorme! Essa fruta é excelente para emagrecer, possui apenas 6 calorias, além de ser rica em Vitamina C é um antioxidante delicioso!
 

 
 Além das frutas exóticas, as goiabas estavam muuuuuito cheirosas...


 As cerejas estavam super docinhas também... adoro!
 

Até hoje a feira livre é uma tradição, cada bairro tem a sua... e a minha foi o máximo! Adorei comer todas as frutas e comprar várias comidas fresquinhas.

Se você quiser saber mais sobre as feiras livres clique AQUI.

Bjssss