Ontem assei um delicioso Pernil de Cordeiro... Confesso que não sou muito fã do sabor desta carne, acho muito forte, mas do modo que preparei ficou suave e saboroso. Eu utilizei o Vinho Branco no lugar do Vinho Tinto. Foi a primeira vez que fiz esta receita e foi sucesso garantido. Os preparativo deste prato, devem ser iniciados pelo menos com 8 horas de antecedência para que o Pernil absorva bem o sabor dos temperos. Vamos ao que interessa... A Receita!
Você vai precisar de:
- 1 Pernil de Cordeiro
- Sal
- Pimenta do Reino
- 1 Garrafa de vinho Branco
- 1 saco de açougue grande
- 3 dentes de alho inteiros sem casca
- 2 Ramos de alecrim
- Papel Alumínio
- Óleo para untar a forma
Em uma travessa que caiba a peça inteira, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Esfregue com as mãos para que fique bem na carne. Seja generoso quanto ao sal, o vinho branco ameniza o "salgadão", e seu Pernil pode ficar insosso (sem sal), ok?
Se você tiver um açougue por perto, peça o saco plástico deles, é enorme e mais resistente. Adoro usá-los para temperar este tipo de carne. Protege mais o alimento e é garantia de que seu Pernil fique em contato com o tempero.
Coloque o pernil no saco já com sal e pimenta do reino, adicione os ramos de alecrim, os dentes de alho (amasse eles com uma faca sem desmanchar) e coloque o vinho branco. Feche o saco e leve à geladeira por 8 horas. Se possível, vire o pernil para que todos os lados fiquem temperados.
Passadas as 8 horas, retire o Pernil do saco e reserve o líquido. Pré-aqueça o forno em 180 graus. Unte uma forma com óleo e coloque apenas a peça de cordeiro na assadeira. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora em fogo baixo. Desta maneira o pernil vai cozinhar por dentro. Retire o papel alumínio e aumente o fogo para médio/alto, ou 250 graus. A partir deste momento, ele deverá assar por mais ou menos mais uma hora, ou até dourar (quanto menor o pernil mais rápido é). Com o auxílio de uma concha, regue o pernil com o líquido do tempero sempre que perceber a forma seca. A carne deve estar molhadinha e não esturricada.
Retire da assadeira e sirva. Para acompanhar fiz uma massinha na manteiga e servir o Pernil de Cordeiro com uma geleia de Menta e Hortelã deliciosa.