A primeira vez que me falaram de um tal de Risotto da Toscana não levei à sério... Pensei que fosse mais uma dessas gororobas que o povo inventa. Mas eu estava completamente enganada!!! Esse prato é simplesmente inusitado, saboroso e ideal para ser servido com um belo vinho tinto... Essa receita dá um pouquinho de trabalho, mas não há nada como um belo desafio... Não é mesmo?
Vamos aos ingredientes:
- 500g de Linguiça Toscana
- 1 xíc. de chá de vinho tinto
- 3 col. de sopa de azeite
- sal (á gosto)
- pimenta do reino (á gosto)
- 3 col. de sopa de azeite
- 500ml de água com caldo de legumes diluído
- 1/2 xíc. de creme de leite fresco
- 1/2 cebola roxa picada
- 30g de Parmesão ralado
- 1 xíc. de chá de arroz arbóreo
*essa receita rende 4 porções
A linguiça que utilizei para fazer o Risotto é aquela de churrasco. Retire a pele da linguiça e desfaça os pedaços, reserve. Utilize apenas uma panela grande para preparar tudo. Adicione o azeite e quanto estiver bem quente coloque a Toscana. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Frite bem a linguiça e reserve.
Sem lavar a panela, adicione o vinho tinto e deixe levantar fervura. O vinho deverá ferver até que cheiro do álcool saia por completo. Isso leva mais ou menos de 3 á 5 minutos.
Adicione a linguiça e deixe cozinhar por uns 3 minutos em fogo alto. Desligue o fogo e reserve em um prato a Toscana com vinho.
Ainda na mesma panela, adicione o azeite e refogue a cebola picada em fogo médio até dourar. Adicione o arroz arbóreo e dê uma leve refogada. Com uma concha, vá colocando aos poucos o caldo de carne quente e mexendo. Quando o Risotto estiver quase pronto, ou faltando uns 10 minutos, adicione a linguiça e todo o vinho. Continue mexendo. Se necessário, adicione mais caldo de carne. Quando faltar uns 3 minutos para dar o ponto, adicione o creme de leite fresco e o queijo ralado. Desligue o fogo e por cima coloque pedacinhos de manteiga. Mexa antes de servir.
Para decorar o prato usei um galho de Alecrim...
Acho que o dia de hoje pede um Risotto da Toscana, você não acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário