Essa receita eu faço há muitos anos, e é sempre uma boa pedida! Agrada à todo tipo de paladar por ser um prato suave e simples. Acho a combinação da batata com o molho branco um perfeito casamento! rsrsrs.... Se você quiser pode servir a Batata Gratinatta com um bife à milanesa, brócolis cozido no vapor, ou, um delicioso filé de Tilápia... hummm só de pensar já me dá água na boca!
Vamos aos ingredientes:
- 3 batatas médias
- 2 1/2 xíc. de chá de creme de leite fresco
- Nóz moscada
- Sal
- Pimenta do reino
- 150g de queijo parmesão ralado no lado grosso do ralador
Lave e descasque as batatas. Em uma panela grande, coloque água e leve ao fogo alto. Quando estiver fervendo, coloque as batatas e uma pitada de sal na água. Feche a panela com a tampa deixando apenas uma fresta para o ar sair. Deixe cozinhar por uns 20 minutos, ou até que o interior da batata não esteja mais duro. A batata não deve cozinhar muito, ela deve estar firme, porém cozida, ok? Escorra a água e deixe esfriar um pouco. Com uma faca, corte a batata em rodelas de meio centímetro e reserve.
Em uma panela, coloque o creme de leite, rale a nóz moscada à gosto, coloque uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora. Deixe cozinhar em fogo alto até levantar fervura. Abaixe o fogo em seguida e termine o molho em fogo baixo. Mexa de vez em quando para não queimar no fundo. Quando o molho começar a ficar menos líquido e mais denso, adicione um punhado generoso de queijo parmesão. Mexa para que o queijo não grude no fundo. Quando o molho começar a ficar mais grossinho, desligue o fogo.
Pré-aqueça o forno em fogo alto. Em uma travessa, coloque molho no fundo, faça uma camada com as rodelas de batata, molho e um pouco de queijo parmesão ralado. Vá montando as camadas. Quando terminar, regue com o molho, e polvilhe bastante queijo ralado.
Leve ao forno em fogo alto por 20 minutos ou até dourar o queijo. Retire e sirva.
Cuidado!!!! A comida e a travessa estarão muuuuito quentes e deliciosaaa!!!!!!!!!!